Previsão da Semob é que projeto básico da licitação fique disponível por 30 dias, mas ainda sem data para divulgação.
Promessa de campanha do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), o processo de licitação para o sistema de ônibus teve projeto básico apresentado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) esta semana.
O projeto deverá ir para consulta pública, segundo a prefeitura, mas ainda sem data para publicação.
Na capital do Pará, os ônibus operam por ordem de serviço, sob constantes reclamações dos usuários.
O edital de licitação estava previsto para o último dia 25 de março. Com o anúncio da nova tarifa de ônibus, a prefeitura disse que levaria mais 60 dias para lançamento do edital “para modernizar o sistema de transporte coletivo”.
De acordo com a Semob, o projeto foi apresentado na última quarta-feira (27) aos integrantes do Conselho Municipal de Transporte (CMT) em reunião extraordinária; na quinta (28), ao Conselho Deliberativo (Condel); e na sexta, aos servidores da autarquia municipal.
O Condel deliberou resolução aprovando o projeto e autorizou a realização de consulta pública e de audiências públicas, caso necessário.
Ainda segundo a Semob, a resolução e o projeto básico, com anexos e demais peças técnicas que compõem o processo de licitação, devem ser encaminhados para a conhecimento e encaminhamento ao prefeito Edmilson.
Com a deliberação do Conselho, está previsto que o projeto seja disponibilizado no site da Semob para consulta pública, durante trinta dias.
Com o período de consulta encerrado, a Semob disse que as sugestões serão sistematizadas e divulgadas.