Search
Close this search box.

Santa Maria terá fisioterapeutas 24h em centro obstétrico

Serviço começa a funcionar neste domingo (1/5), de forma ininterrupta, para atender gestantes que chegam pela emergência

A partir deste domingo (1/5), feriado do dia do trabalhador, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passará a oferecer, todos os dias, serviço de fisioterapia para gestantes no centro obstétrico (CO). A instituição será a primeira da rede pública de saúde do Distrito Federal a oferecer o atendimento 24h.

Para tornar o atendimento ininterrupto, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), que administra o HRSM, convocou quatro fisioterapeutas, além dos que já compõem o quadro da instituição.

Anteriormente, o atendimento era realizado de segunda a sábado, apenas no período diurno. Segundo o Iges, com a ampliação, a ideia é fortalecer o cuidado com a mulher no pré-parto e no pós-parto, estimular o parto natural, bem como humanizar o atendimento com aplicação de técnicas que trazem conforto.

De acordo com a gerente multiprofissional do HRSM, Luciana Guimarães, o projeto, chamado Fisioterapia na Saúde da Mulher, conta com um fluxo de acompanhamento que começa na admissão de pacientes no centro obstétrico, passa pela maternidade e vai até após a alta hospitalar no ambulatório.

Ainda de acordo com a gestora, há seis profissionais envolvidas atualmente, sendo três para o CO, que passará a ter sete com a nova contratação, duas para a maternidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e uma no ambulatório, com agendamentos para as mulheres que já receberam alta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Em destaque

Notícias relacionadas